o mundo gira.

Bem vindos, beinvenue, welcome, ao mundo de Léa que sonha e tenta realizar, pois vida é feita de sonhos e sonhos precisam de vida, sonhemos todos, Luz de Deus.

quarta-feira, 28 de março de 2012

By Conexaoparis. espiem mais na conexão...

VISITA DE UM AFFINEUR DE QUEIJO BRIE


A França é pequena, as estradas excelentes e a gastronomia é uma das especialidades desse país.

Um programa delicioso é percorrer as estradas do interior à procura dos pequenos fazendeiros, produtores de presunto, de foie gras, vinhedos e suas caves de vinho, produtores e afinadores de queijo, pequenas e excelentes indústrias de geléias, fabricantes de chocolates e derivados… São artesãos muitas vezes herdeiros de um savoir faire familiar transmitido entre gerações.


Fabiana Maruno, a fotógrafa indicada pelo Conexão Paris, aproveita suas folgas em pequenos passeios gastronômicos pelo interior da França. Ela divide conosco sua visita à um affineur de queijos brie situado entre Paris e Reims, uma hora de carro de Paris e duas de Reims.


Trata-se da mais antiga fromagerie da região Brie, fundada em 1895 e hoje somente affineur dos queijos brie. Eles procuram os melhores produtores da região e amadurecem, nas suas caves, brie fermier, brie de Meaux AOC, brie de Melun AOC e brie de Provins. Ser affineur é ter paciência e conhecimento para conduzir um queijo à sua maturidade ideal antes de colocá-lo no comércio.

Lara Maruno durante a visita


As degustações são aos sábados às 16.30h com reservas:Tel : 01 60 22 06 09
contact@fermes-brie.fr
A visita inclui um passeio por um pequeno museu do queijo Brie e visita das caves de affinage. Em seguida degustação de três tipos de queijo acompanhada por pão de campagne e vinho bordeaux (leite para as crianças).
Preços: 5 euros por adulto e 4.50 por criança

Uma salada típica francesa é alface, brie, peras e nozes. A salada fica melhor ainda quando feita com amâche (será que tem no Brasil?). Adoro. Não se esqueça de temperar com vinaigrette de azeite, vinagre balsâmico, pimenta do reino e sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário