Gucci completa 90 anos com festas
Entre os inúmeros eventos agendados para este ano, a marca italiana inaugura, em setembro, o Museu Gucci, em Florença
No livro “Casa Gucci”, lançado no Brasil em 2008, a jornalista Sara Gay Forden conta a história do tradicional clã italiano que fundou a grife, em 1921. O enredo tem detalhes de um novelão: disputa familiar, assassinato, briga entre os conglomerados LVMH e PPR pelo controle da empresa. Também é um documento importante sobre a história das marcas de luxo e a trajetória de Tom Ford, que fez renascer a grife em finais de 1990 e início dos anos 2000.
Foto: Divulgação
Perspectiva da fachada do futuro museu Gucci, na Pizza della Signoria, em Florença
Ao chegar à última página, o livro acaba por formar admiradores da empresa e de sua trajetória. Os fãs ficam à espreita pelo próximo capítulo. E, em 2011, quando a grife completa 90 anos, a história continua.
O principal marco de um ano repleto de iniciativas em nome do aniversário acontece em 26 de setembro com a abertura do museu Gucci, na Piazza della Signoria, em Florença, berço da grife. No local serão expostos artigos emblemáticos da empresa. Haverá ainda um café, uma “gift shop”, uma loja Gucci e um espaço para eventos. Em comunicado, Patrizio di Marco, CEO da marca, disse que “a ideia é criar um museu para celebrar o patrimônio e a história da ‘maison’.”
O principal marco de um ano repleto de iniciativas em nome do aniversário acontece em 26 de setembro com a abertura do museu Gucci, na Piazza della Signoria, em Florença, berço da grife. No local serão expostos artigos emblemáticos da empresa. Haverá ainda um café, uma “gift shop”, uma loja Gucci e um espaço para eventos. Em comunicado, Patrizio di Marco, CEO da marca, disse que “a ideia é criar um museu para celebrar o patrimônio e a história da ‘maison’.”
Foto: Divulgação
No museu, as peças que marcaram a história da grife catalogadas
Uma história celebrada não só com a inauguração do museu. O duplo G (de Guccio Gucci, fundador da empresa) está mais em evidência do que nunca. Essa semana, durante o festival de cinema deVeneza, a Gucci patrocinou um prêmio para contemplar as mulheres no cinema. Apresentado pela cantora Madonna no hotel Cipriani, a vencedora foi Jessica Chastain, de “Árvore da Vida”. O evento teve a diretora criativa da marca, Frida Giannini, entre os jurados.
Em ano de assoprar 90 velinhas, Frida Giannini trabalha como nunca. Além de planejar as coleções habituais (inclua-se aí a segunda linha infantil, lançada em julho), ela também desenhou a coleção comemorativa Gucci 1921, com clássicos revisitados. E ainda ficou responsável pela edição do livro “Gucci: The Making Of”, que traz fotos inéditas e depoimentos, e deve ser lançado em outubro.
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