Bairro Recoleta em Buenos Aires
Alguns bairros de Buenos Aires são conhecidos internacionalmente por sua cultura e soma de passeios interessantes e encantadores. Recoleta se sobressai por reunir um número considerável de atrações culturais e pelas praças arborizadas. Este bairro é a definição da opulência e elegância da sociedade argentina.
Numa corrida de táxi, peça ao taxista para parar na Plaza Intendente Torcuato de Alvear, ou como é popularmente conhecida Plaza Francia. Ela serve como ponto de referência e será bem simples conhecer as principais atrações de Recoleta através dela.
Nos anos 60 a praça foi o símbolo da contracultura argentina: sob o gramado verde os jovens entoavam canções de rock e davam voz à revolução sexual. Os tempos de rebeldia passaram e hoje a praça é um ambiente familiar com seus parquinhos e gramado habitados por pessoas em busca de um lugar para ler ou descansar.
Ao seu redor está o Museu de Belas Artes, a Biblioteca Nacional, Universidade de Direito e o símbolo deste bairro: o cemitério da Recoleta.
O Museu de Belas Artes tem peças expostas de Jack Pollock, Goya, Monet, Van Gogh e o melhor de tudo: é gratuito. Ele está aberto de terça à sexta das 12h30 às 19h30. Sábados e domingos das 9h30 às 19h30. Ele está localizado na Avenida del Libertador 1473.
Bem em frente ao Museu você encontrará a Floralis Genérica, uma escultura metálica de 23 metros que simula uma flor. Ela tem um sistema elétrico que faz a abertura de suas pétalas conforme o horário, igualzinho a uma flor. De manhã suas pétalas estão abertas para receber o sol e ao entardecer vão se fechando, emanando do seu interior um brilho vermelho.
Outro passeio interessante é Centro Cultural de Recoleta. É bem fácil de reconhecê-lo, pois é um enorme prédio avermelhado. O Centro recebe festivais de música, dança, teatro, exposições de artistas plásticos, enfim, tudo que é relacionado à cultura você encontra aqui. No caminho entre o Centro Cultura e a Florais Genérica, você avistará a Palais de Grace (Palácio Nacional de Artes), outro centro de exposições artísticas aberto para visitações. Algumas vezes acontecem concertos ao entardecer e sua biblioteca fica aberta diariamente das 12h00 às 19h00.
A Feira que enfrentou a Ditadura
Feirinha de Artesanato é algo que encontramos na maioria das cidades brasileiras e em Buenos Aires a Feira mais conhecida fica na Plaza Francia. Artigos de couro, metal, cerâmica, madeira e plástico, roupas e tear são feitos por hippies ou como eles se autodenominam “os sem causa, rebeldes e revolucionários”. Os argentinos gostam muito deste espírito guerreiro e esta Feira teve início no ano de maior luta do povo argentino, os anos 70. Um grupo de jovens começou a fazer suas criações ali e depois de dois anos esta atividade foi regulamentada na praça. Nos anos ditatoriais estes rebeldes, que decidiram por um estilo de vida marginal, foram mortos e outros tiveram que resistir às investidas do exército. Desde aquela época os hippies ainda lutam para se manter no local. A feira fica aberta todos os fins de semana e feriado das 11h00 às 20h00.
Cemitério da Recoleta
Entre túmulos e tumbas, os argentinos e turistas passeiam no Cemitério Recoleta. Não há nada de sombrio aqui, há apenas um sentimento de plenitude e reflexão sobre aqueles mausoléus de pessoas que representaram tanto para este país.
A beleza de cada tumba surpreende pelos detalhes e pela disposição dos caixões nos mausoléus. Ao invés de estarem enterrados, eles ficam expostos e por uma abertura de vidro você vê os detalhes de ouro, bronze e prata. Soa até horripilante, mas é um costume das famílias argentinas de expor o interior dos mausoléus. Quando outro membro da família morre, os restos mortais deste vão para um caixinha para viabilizar espaço dentro do mausoléu.
As esculturas de mármore parecem lamentar a perda daqueles ali enterrados, as expressões de dor, as mãos ao rosto tentando um consolo são admiráveis, por todos os lados você encontrará anjos, estátuas da Virgem Maria e crucifixos em dimensões quase reais. Algumas das construções dos mausoléus foram feitas por famosos arquitetos argentinos e seus pilares parecem serem feito para deixar na memória dos que ficaram a importância daquela pessoa e sua singularidade, como se fosse a última amostra de status.
Este cemitério serve até como um estudo social, uma vez que a vívida separação de classes sociais se faz presente e ser enterrado no Cemitério Recoleta é um privilégio somente para as famílias com antepassados importantes. Até Evita Perón foi alvo de protesto quando decidiram trazer seu corpo para Recoleta. A família da ex-primeira-dama não era abastada como as aristocráticas famílias argentinas e o fato de quererem enterrar Evita Perón foi visto como uma afronta.
Além de Evita Perón também estão enterrados aqui: ex-presidentes (Domingo Faustino Sarmiento, Carlos Pellegrini, Bartolomé Mitre, Miguel Juárez Celman) e o prêmio Nobel de química (Luis Federico Leloir).
O cemitério está na Rua Junín 1790 e fica aberto das 7h00 às 18h00. Na saída, ainda na Rua Junin, você dará de frente com a Praça da Basílica Nuestra Senora Del Pilar.
Basílica Nuestra Senora del Pilar
Não se engane pela simples aparência. A Basílica de Nossa Senhora do Pilar por fora até parece mais uma das dezenas de igrejas católicas, porém seu interior é tão bem decorado com obras coloniais que você ficará arrependimento de não ver de perto o altar coberto de ouro e o museu com obras barrocas.
Café dos campeões
Conhecida pelos restaurantes e bares chiquérrimos, Recoleta tem algumas preciosidades que merecem uma visita como, por exemplo, o La Biela. Para chegar nele atravesse a rua lateral do cemitério até chegar na Avenida Pres. Manuel Quintana 596.
Este antigo galpão se transformou numa cafeteria em 1850 e recebeu em suas mesas esportistas como Juan Manuel Fangio, Emerson Fittipaldi, Jackie Stewart, Clay Reggazzoni e os astros de Hollywood, Francis Ford Coppola e Robert Duvall.
Este antigo galpão se transformou numa cafeteria em 1850 e recebeu em suas mesas esportistas como Juan Manuel Fangio, Emerson Fittipaldi, Jackie Stewart, Clay Reggazzoni e os astros de Hollywood, Francis Ford Coppola e Robert Duvall.
A franquia Hard Rock Café também está localizada em Recoleta, mais precisamente na Avenida Pueyrredón, 1119. Se você procura um restaurante, conheça o Lola que serve cozinha ítalo-argentina e para aproveitar o final de noite vá ao Portezuelo. Todos ficam nos arredores do cemitério, a pé você consegue visitar cada um deles.
Hotéis
Por ser um bairro de alto prestígio, Recoleta tem uma porção de hotéis cinco e quatro estrelas. Você pode escolher entre o Urban Suítes, na Rua Junin e o Loi Suites Recoleta a uma quadra do cemitério, na Rua Vicente Lopez. Se você prefere uma estadia mais barata neste mesmo bairro procure o Sudamerika Hostel & Suites Recoleta.
Gostaram das nossas dicas? Acha que faltou alguma coisa ou tem alguma dúvida? Nos informe na nossa caixa de comentários!
Nenhum comentário:
Postar um comentário