o mundo gira.

Bem vindos, beinvenue, welcome, ao mundo de Léa que sonha e tenta realizar, pois vida é feita de sonhos e sonhos precisam de vida, sonhemos todos, Luz de Deus.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

By Conexão Paris.

O Haut Marais – Alto Marais – é hoje um dos bairros mais dinâmicos  na área cultural com galerias de arte, ateliers de artistas, centros culturais diversos e seus museus.  Sem esquecer o patrimônio arquitetural extraordinário, uma das raras áreas de Paris com testemunhos anteriores ao Barão Haussmann.
Tenho sempre um grande prazer em flanar por suas ruas estreitas, entrar nas galerias de arte, empurrar portas de ateliers de artistas, visitar as exposições e …olhar as vitrines de moda.
Se o bairro já é interessante, do dia 31 de maio a 3 de junho ele entra em efervescência por causa do evento Les Journées Nomades com portas abertas dos ateliers, galerias e show-rooms. O mapa acima mostra a lista de todos os participantes.
Eu sugiro um percurso pela rue Francs Bourgeois, com uma paradinha no Centre Culturel Suisse (número 38), no Museu Archives Nationales (nº 60); em seguida pela rue Payenne nº5 para conhecer a única capela positivista da Europa, o templo laico de Auguste Comte, o inspirador da nossa bandeira nacional (Ordem e Progresso). Olhe no prédio a seguinte frase: O amor por princípio, a ordem por base e o progresso por meta. Nesta mesma rua entre no Institut Suédois (nº11) para em seguida percorrer toda a rue Debelleyme e suas galerias.
Almoce um crepe na melhor creperie de Paris  (clique aqui), peça uma torta deliciosa, acompanhada por salada, no endereço sempre citado como as melhores tortas da cidade (leia aqui) e peça uma coupe de champagne no Bar Charlot.

Circuito cultural gourmand no Alto Marais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário